O QUE É TD
O QUE É O REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS?
Em épocas bem distantes, os contratos eram celebrados através de festas, onde a negociação tornava-se conhecida por todos os convidados. A festa registrava o que havia sido combinado. Com o passar dos tempos e com o crescimento, tanto da sociedade como da quantidade de negócios, foram adotados mecanismos mais eficazes, passando-se a descrever as negociações em papel.
O registro em Títulos e Documentos é um verdadeiro seguro para tudo o que você considerar importante, com cobertura total, pois uma certidão de documento registrado tem o mesmo valor do original, com validade eterna e pelo qual você paga uma única vez, ou seja, você tem as seguintes garantias:
a) Publicidade, autenticidade, segurança e especialmente a eficácia legal que seus documentos precisam;
b) Certidão com o mesmo valor do original, a qualquer tempo, mesmo que o original tenha se extraviado;
c) Um simples investimento de uns poucos reais que significa sossego para toda a eternidade (para você e seus descendentes).
ALGUNS MOTIVOS PARA REGISTRAR
a) Credibilidade garantida: Qualquer documento registrado ganha publicidade legal. Isso significa que ninguém poderá alegar desconhecimento. É a perpetuação da credibilidade de sua empresa e da sua atuação profissional. Do simples registro nasce automaticamente a credibilidade da negociação, graças à segurança e eficácia que esse registro dá ao ato jurídico praticado.
b) Esteja atento aos detalhes: Autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos você só consegue com o registro de todo e qualquer documento. Reconhecer a firma de um documento não dá a ninguém garantias totais, pois, só registrando em Títulos e Documentos é que o texto fica perpetuado, tendo assim, assegurada a validade legal contra terceiros.
c) Segurança total e eterna: Registrar um documento é dar segurança legal ao negócio realizado. É um seguro eterno contra roubo, incêndio, enchentes etc. Você paga uma única vez para estar garantido pelo resto da vida ! Não há renovações anuais ou quaisquer outras despesas.
d) Uma cópia a qualquer tempo: Qualquer documento registrado tem segurança permanente, ou seja, você se despreocupa de uma vez. Eternamente você poderá obter uma cópia idêntica e com fé pública. Essa cópia, denominada Certidão, tem o mesmo valor do original, em juízo ou fora dele, e é rapidamente conseguida.
e) O registro garante a conservação: Somente em Títulos e Documentos você pode registrar qualquer documento para prova e efeito de conservação, da data e do texto integral (item VII, art. 127 da Lei 6.015/73). Essa providência também é muito importante, já que representa uma garantia, inclusive para os seus documentos pessoais.
f) Validade contra terceiros: O art. 129 da Lei de Registros Públicos 6.015/73 relaciona os documentos que devem, obrigatoriamente, passar pelo Registro de Títulos e Documentos para que tenham validade contra terceiros. Entre eles, constam o contrato de locação, a carta de fiança, a locação de serviços, a compra e venda em prestações, a alienação fiduciária, a compra e venda de automóveis com reserva de domínio, a sub-rogação etc.
g) Comprovação de data: Se o registro for efetuado até 20 dias da data lançada no documento, a lei presume como verdadeira a referida data constante do instrumento.
Veja lista de alguns dos documentos registráveis em Títulos e Documentos
PREVENÇÃO ECONÔMICA
Quem vende um automóvel, pensa sempre que está resolvendo um problema, mas, ao assinar o recibo de venda, deixando-o em branco, está, na verdade, correndo sérios riscos na área civil e criminal, porque, se o carro fica numa agência, poderá ser experimentado por qualquer interessado, dando possibilidade à origem de atropelamento e/ou colisão.
Se o carro vai ser usado pelo comprador, sem a transferência de propriedade, subsistem os mesmos problemas, sem levarmos em conta que, com a regulamentação do Código Nacional de Trânsito, além de todos os graves riscos mencionados, existe também a pontuação das infrações. Bastam 20 pontos para perder a Carteira de Habilitação!
Ser processado civil ou criminalmente, estar no noticiário da imprensa, perder a habilitação... sem ter como provar que não estava mais com o veículo, não será azar, será pura negligência, pois “um pedacinho de papel” registrado em Títulos e Documentos resolve em grande estilo tudo isso, e de uma só vez!
Vale lembrar que a comarca somente é dividida em duas circunscrições no tocante ao registro de imóveis. Quanto ao registro de títulos e documentos e civil de pessoa jurídica não há qualquer delimitação de área, de modo que você pode escolher, livremente, um dos dois cartórios instalados em Sorocaba, de acordo com a sua conveniência e a qualidade do serviço prestado por cada um. Porém, depois de registrada a abertura de uma pessoa jurídica em determinado cartório, os atos subseqüentes devem ser encaminhados para a mesma serventia.
Voltar
Abaixo-assinado
Acordo
Agenciamento
Alienação fiduciária
Alvará de conservação
Alvará de licença
Aposta
Arrendamento
Assunção de responsabilidade
Atas
Atestados
Autenticação de microfilme
Autorização
Balanço
Boletim de Ocorrência
Borderô
Bula
Cancelamento
Carnê
Carta
Carta de Apresentação
CTPS–Carteira de Trabalho e Previdência
Caução
Cédula de Crédito com garantia
Certidão
Certidão de Órgão público
Certificados diversos
Certificado de curso no exterior
Cessão de crédito
Cessão de direitos
Cessão de transferência
Chancela mecânica
Comissão mercantil
Comodato
Compra e venda
Compra e venda de bens móveis
Condomínio de animal
Confissão de dívida
Constituição de garantia
Contrato de adesão
Contrato de administração
Contrato de aquisição
Contrato de arrendamento
Contrato de assistência técnica
Contrato de cobrição de animal
Contrato de concessão
Contrato de consórcio
Contrato de construção
Contrato de depósito
Contrato de desconto
Contrato de distribuição
Contrato de edição
Contrato de empréstimo
Contrato de estágio
Contrato de exclusividade
Contrato de execução de obras
Contrato de exibição
Contrato de experiência
Contrato de exploração
Contrato de fabricação
Contrato de financiamento
Contrato de fiscalização
Contrato de fornecimento
Contrato de garantia
Contrato de gaveta
Contrato de honorários
Contrato de industrialização
Contrato de leasing
Contrato de licença
Contrato de manutenção
Contrato de mão-de-obra
Contrato de parceria
Contrato de participação
Contrato de passe de atleta
Contrato de publicidade
Contrato de serviço temporário
Contrato de trabalho
Contrato de transporte
Contrato de uso
Contrato padrão
Convênio
Currículo profissional
Declaração
Dação em pagamento
|
Declaração de poderes
Declaração de vontade
Descrição de catálogo
Diploma
Doação
Documento com software codificado
Documento em outro idioma
Edital de concorrência pública
Empreitada
Empréstimo de veículo
Especificação de garantia
Exoneração de fiança
Fiança
Laudo
Lista de presença
Locação de bens móveis (veículo, computadores, etc.)
Locação de equipamentos industriais
Locação de imóvel
Locação de serviços
Memorando
Memorial descritivo
Mútuo
Nota de crédito
Nota Fiscal
Nota promissória
Notificação
Novação de dívida
Ofício
Opção de venda
Orçamento
Ordem de serviço
Pacto de união estável
Pacto entre amigos
Pacto patrimonial
Parcelamento de dívida
Parecer
Passaporte
Patrocínio de atleta
Patrocínio de clube
Pedido
Penhor
Permissão de uso
Permuta
Planilha
Prestação de contas
Procuração
Programa de campanha política
Projeto
Promessa de cessão
Promessa de subscrição de ações
Proposta
Proposta vencedora em licitação
Prorrogação de locação
Protocolo
Quitação
Recibo
Reconhecimento de dívida
Recorte de jornal
Reforço de garantia
Regulamento
Relação
Relatório
Remissão de uso
Repasse
Representação comercial
Requerimento
Re-ratificação contratual
Rescisão contratual
Reserva de domínio
Revogação de procuração
Sublocação
Substabelecimento
Substituição de garantia
Tabela
Telegrama
Termo de abertura
Termo de depósito
Termo de encerramento
Termo de responsabilidade
Título Eleitoral e comprovantes de votação
Título de nomeação
Tradução
Transferência de tecnologia
Utilização de know-ho
|